quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Recolha de bens para o Lar de Santa Isabel (1)

Durante este mês de Novembro, mais concretamente entre os dias 23 e 30, a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo vai promover uma recolha de bens a favor do Lar Santa Isabel, em Leiria.


Para quem não conhece a obra desta instituição, encontra-se abaixo uma descrição da história e missão da mesma:

O Lar de Santa Isabel é uma das respostas sociais do CSPPVI (Centro Social e Paroquial Paulo VI). Teve como origem a creche D. Nuno Álvares Pereira fundada em 1921, e reporta-se a sua existência ao ano de 1973, tendo sido adquirido em 1977 o edifício onde hoje se situa na Rua Tenene Valadim.
Desde aquela altura, o edifício sofreu algumas alterações arquitectónicas e alguns melhoramentos, que possibilitam maior e melhor funcionalidade e melhores condições de habitabilidade. 
O Lar de Santa Isabel é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, que tem por finalidade o acolhimento de crianças/jovens, do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 6 e os 18/21 anos, em situação de risco ou perigo eminente, proporcionando-lhe um contexto de vida o mais próximo possível da estrutura familiar, garantindo o seu bem-estar e desenvolvimento global e uma adequada inserção familiar e comunitária. Elabora projetos de vida adequados a cada criança/jovem, em articulação com os técnicos e serviços que acompanham a situação familiar, com a participação ativa das crianças/jovens e famílias, respeitando a sua individualidade e privacidade.
O Lar tem acordo de cooperação com o Instituto de Segurança Social para o acolhimento de 40 crianças/ jovens.
Actualmente, o Lar acolhe 40 crianças/jovens, entre os 8 e os 20 anos de idade, distribuídas pelas seguintes faixas etárias:
Dos 8 aos 10 anos - 3 crianças; dos 11 aos 13 anos - 5 crianças; dos 14 aos 16 anos - 20 jovens e dos 17 aos 20 anos - 12 jovens.
Vive de um subsídio mensal, atribuído pela Segurança Social, o qual é manifestamente insuficiente para suportar todos os encargos, para colmatar a diferença conta com donativos de empresas e particulares.
Todas as crianças e jovens acolhidas, frequentam estabelecimentos de ensino, que vão do ensino básico ao superior, passando também por formações profissionais, com e sem equivalência escolar, consoante as capacidades de cada uma.
O Lar tenta, a qualquer custo, prestar às crianças/jovens e às suas famílias um serviço de qualidade, proporcionando, sempre que possível, uma ligação estreita entre a instituição e a família biológica, o que na maior parte das vezes é muito difícil, tendo em conta as problemáticas associadas a cada situação.
Acreditamos que o Lar Santa Isabel é uma Instituição reconhecida pela comunidade onde está inserida, bastando para isso lembrar o apoio gratuito que tem, dos serviços de médicos de várias especialidades, psicólogos, professores/ explicadores e outros voluntários. E os apoios em espécie de uma farmácia, de uma óptica, de cabeleireiros, sapateiro, super e hipermercados, pastelarias, e particulares.

Envie os seus donativos através do seu educando, ou coloque-os directamente nas caixas disponibilizadas para o efeito no átrio da ESFRL.